INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

O Fato Histórico de Santos Dumont em 7 de setembro: Um Marco na Aviação

No dia 7 de setembro, o Brasil se veste de verde e amarelo para celebrar sua Independência. A data é repleta de significado histórico e cultural, marcando o momento da emancipação do país.
Publicada em: 07/09/2023 08:42
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea

No dia 7 de setembro de 1906, o Aviador brasileiro Alberto Santos Dumont fez história ao tentar realizar um dos voos mais icônicos da aviação mundial. No campo de Bagatelle, em Paris, fez a primeira tentativa do voo do 14-Bis. Por ser muito patriota escolheu a data para homenagear o Brasil.

Santos Dumont, famoso por seus feitos anteriores, como o voo do 14-Bis em 1906 e a conquista do Prêmio Deutsch de la Meurthe em 1901 com o seu dirigível nº 6, continuou a impressionar o mundo com sua determinação e inovação. A tentativa de voo no 7 de setembro demonstrou sua habilidade em projetar e construir máquinas voadoras práticas e controláveis, contribuindo significativamente para os avanços subsequentes na aviação.

Santos Dumont, que sempre foi motivo de orgulho para os brasileiros, tornou-se um exemplo de perseverança, engenhosidade e coragem. Seu feito pioneiro com o 14-Bis impulsionou a busca pelo voo controlado e motorizado, abrindo caminho para o desenvolvimento de aeronaves modernas que hoje percorrem os céus ao redor do mundo.

Ao celebrar a tentativa do voo de Santos Dumont em 7 de setembro, homenageamos o aviador, mas também reconhecemos a importância histórica desse evento para a evolução da aviação e a inspiração que ele continua a fornecer para as futuras gerações de aeronautas e engenheiros aeroespaciais.

O historiador do Museu Aeroespacial (MUSAL), Suboficial Mauricio Inácio da Silva, comenta sobre o patriotismo do Pai da Aviação.  “O Genial inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, mundialmente conhecido, sempre demonstrou o seu amor por sua Pátria e, nesse dia 07 de setembro de 2023, a Força Aérea Brasileira (FAB) traz o fato acontecido na mesma data em 1906, quando o Patrono da Aeronáutica Brasileira, realiza a tentativa do voo do 14-Bis. Não quis o nosso Deus que a vitória acontecesse naquela data, deixando o triunfo para o dia 23 de outubro de 1906, que futuramente seria considerado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira”, conclui.

Fotos: Arquivo Domínio Público